A Weber Haus mantém uma longa tradição e se destaca na produção de cachaça, adotando práticas inovadoras e sustentáveis. Descubra como a cachaça é produzida na Weber Haus para garantir a máxima qualidade.
Passo a passo da produção de cachaça
1. Seleção da Cana-de-Açúcar
A Weber Haus cultiva 30 hectares de cana-de-açúcar orgânica, sem usar agrotóxicos ou produtos químicos. Inicia-se produção selecionando apenas as melhores variedades de cana-de-açúcar. Esse cuidado desde o início garante que a cana tenha o nível de doçura ideal para a produção de cachaça de alta qualidade.
2. Moagem da Cana
Após o corte, transportamos rapidamente a cana para a moagem. Realizamos esse processo em poucas horas para evitar a perda de açúcares. Durante a moagem, extraímos o caldo da cana, que depois decantamos e filtramos para garantir que utilizamos apenas o caldo mais puro.
3. Fermentação Natural
Na Weber Haus, realizamos a fermentação de forma totalmente natural, utilizando leveduras orgânicas. Colocamos o caldo da cana em grandes tanques de fermentação, onde os açúcares se transformam em álcool. Essa etapa cria a base alcoólica que depois destilamos.
4. Destilação em Alambiques de Cobre
Após a fermentação, destilamos o líquido em alambiques de cobre. O cobre remove impurezas e proporciona uma cachaça mais suave e refinada. Nesse processo, aproveitamos apenas o “coração” do destilado, enquanto descartamos ou direcionamos as frações de “cabeça” e “cauda”, que contêm impurezas, para outros usos.
5. Maturação e Envelhecimento
A cachaça recém-destilada é armazenada em tanques de aço inoxidável por um ano, o que reduz a acidez e mantém características suaves e limpas, típicas das cachaças Prata.
Para o envelhecimento, a Weber Haus seleciona entre sete tipos de madeiras, como carvalho francês, americano, bálsamo e amburana, que conferem sabores e aromas únicos. Esse processo pode durar anos, desenvolvendo uma bebida mais complexa e com um perfil amadeirado.
A História da produção de Cachaça na Weber Haus
Em 1824, Jakob Weber e sua família chegaram ao Brasil, vindos da Alemanha. Décadas depois, José Weber Filho começou a produzir cachaça, substituindo a batata pela cana-de-açúcar. Ele produzia a bebida para consumo próprio e para trocar com os vizinhos. Conheça a história da Weber Haus
Produção da cachaça na Weber Haus
A Weber Haus combina tradição, inovação e sustentabilidade. Eles cuidam de cada etapa, desde a seleção da cana até o envelhecimento, para garantir o melhor produto ao consumidor.
A cachaça Weber Haus celebra a cultura brasileira e alcança um nível de excelência.