Fale conosco no WhatsApp

Fabricação

CANA - As variedades de cana utilizadas na produção da Cachaça Weber Haus, são escolhidas por sua adequação ao solo, por sua características de manejo e grau de doçura. A cana cultivada só recebe tratos ecológicos, no plantio, na capina, no corte e na rebrota. A mais tradicional, utilizada desde o início da produção, é a cana crioula.

 


 

 

 

MOAGEM - Para evitar a acidez na fermentação, o intervalo entre o corte da cana e a moagem é reduzido a poucas horas. É também na moagem que são tomadas as primeiras providências de higiene, de decantação e de filtragem, para obter uma garapa (caldo da cana) de boa qualidade.

 


 

 

 

 FERMENTAÇÃO - Com a garapa em condições e em graduações adequada de sacarose (doçura), o processo de fermentação, a partir de componentes orgânicos, ocorre de maneira natural.


 

 

 

ALAMBICAGEM – Para aquecimento, evaporação e condensação do mosto, os equipamentos e o processo são rústicos, sendo o alambique de cobre. Por questões ecológicas, o vinhoto e utilizado na adubação da lavoura de cana.

DESTILAÇÃO – Na produção de cachaça Weber Haus, é aproveitado somente o "coração" da destilação para consumo, que corresponde a 80%. A  "cabeça" e a "cauda", que são os primeiros e os últimos 10% da destilação, são utilizadas para produção de álcool, usado para higienização, abastecimento dos automóveis... Este cuidado sistemático reduz consideravelmente a quantidade, porém assegura a qualidade do produto.


 

 

 

ENVELHECIMENTO – enquanto a cachaça se mantém nos tanques de inox, ela permanece com as características próprias, coloração transparente, aroma e sabor acentuado da cana de açúcar. A partir do momento em que ela passa pelos barris de madeira ela vai adquirindo uma coloração amarelada, aroma e sabor característico da madeira. Nosso envelhecimento é de um a doze anos, trabalhamos com sete tipos diferentes de madeira: carvalho francês, carvalho americano, bálsamo, amburana, canela sassafrás, grápia e cabriúva. Cada tipo de madeira deixa um sabor e um aroma diferenciado. Quanto mais tempo envelhece, mais paladar amadeirado e coloração ela recebe. Barris são numerados para a rastreabilidade, conseguimos rastrear desde o plantio da cana até a parte do engarrafamento.